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quinta-feira, 23 de abril de 2015

Seminário de Design Thinking





No dia 13 de abril, na FGV, São Paulo, aconteceu o Seminário sobre Design Thinking com Prof. Clark Kellogg da Haas School of Business/UC Berkeley. O evento foi promovido pelo IBQP, em parceria com o Fórum de Inovação da FGV/EAESP e faz parte do programa Novos Paradigmas para Inovação


O que é o Programa Novos Paradigmas para Inovação?


Consiste em oficinas, já realizadas em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte e São Francisco, CA, que utilizaram Metodologia de Cultura para Inovação, do Prof. Clark Kellog, da Universidade Berkeley, com conversações e questionários com stakeholders para mapeamento de ecossistemas de inovação no Brasil e no Vale do Silício

O objetivo geral da pesquisa é examinar as causas que tem inibido o Brasil de reconhecer seu potencial como líder inovador ou de gerar formulações específicas para os stakeholders de todos os setores inerentes ao processo.

A intenção é contribuir com a criação e sustentabilidade de clima e cultura que permitirão ao Brasil tornar-se um modelo de inovação em escala internacional, por meio da implantação de ecossistemas regionais de inovação de classe mundial.

A metodologia consiste basicamente em avaliar o Vale do Silício e seu ambiente espontaneamente inovador, o qual concentra mais de 40% de todo o capital de risco voltado à inovação nos EUA, e comparar com o Brasil.


O que é o Design Thinking?


Uma metodologia para buscar soluções inovadoras para problemas complexos. Trabalha a criatividade, coloca as pessoas no centro do projeto e prioriza ações colaborativas. Organizações como Apple e Google trabalham com Design Thinking: uma forma de pensar baseada, primeiramente em soluções e não nos problemas.


Como foi o evento?


O evento reuniu cerca de 50 pessoas, teve a abertura do Prof. Wilson Nobre, membro do Fórum de Inovação, que explicou um pouco sobre como funciona este centro de estudo da EAESP: “Temos olhado para inovação e procurado entender como as organizações inovam e quais os resultado. Pretendemos ampliar as técnicas, os modelos e trazê-los para o século XXI, para a aceleração da inovação em todos seus campos de conhecimento”.

Na sequência, o presidente do Conic (Conselho Superior de Inovação e Competitividade), da FIESP, Rodrigo Loures, deu boas-vindas aos presentes e falou o porque da escolha de Clark Kellog: “ele foi eleito o melhor professor quanto a alavancagem para mudança pensando na sustentabilidade”.

Clark Kellog encantou a plateia com exemplos reais da aplicação da metodologia e diz apostar no Brasil como nação inovadora: “o capitalismo está sendo substituído pelo talentismo e, o Brasil tem muita gente criativa, e penso, que em pouco tempo, será chamado de Brasilnnovation. Estamos trabalhando para isso”.

Fonte:

http://4inov2u.ning.com/profiles/blogs/seminario-de-design-thinking?xg_source=msg_mes_network


Indicação de evento:

Seminário HSM Design Thinking com Jeanne Liedtka

Quando: 04/05/2015
Onde: Salas Ballrooms - WTC- São Paulo
Preço: 3x de R$ 720

Desenhando o crescimento da empresa: Ferramentas de Design Thinking para Inovar e Lucrar.

Por que crescer é tão difícil?

  • Como entender a física do crescimento
  • Como aplicar à geração de ideias uma abordagem disciplinada e baseada em dados
  • Como dar forma aos desafios para maximizar o potencial de inovação
  • Como reduzir o custo e o risco de suas inovações
  • Combatendo o Mito de Moisés – a ideia de que inovação ocorre quando uma pessoa especial levanta os braços ao céu e a faz acontecer

O poder da postura mental (certa) 

  • O aprendizado como fonte de vantagem competitiva
  • Você está pronto para liderar o crescimento de seu negócio?
  • “Gerenciar riscos” ou “evitar riscos”
  • O papel do repertório
  • Como alinhar a intenção estratégica de uma empresa

Como gerir ideias que funcionam

  • Como encontrar sua Zona do Wow – a interseção entre o que os clientes querem e o que você é capaz de criar
  • Como obter um insight profundo das necessidades não articuladas dos clientes
  • Por que é importante mapear a trajetória dos clientes
  • Como engajar o cliente no desenvolvimento de novos produtos e serviços
  • Como elaborar um portfólio de conceitos novos

O papel da experimentação 

  • A importância de fracassar logo no começo – quando os custos ainda são baixos
  • Como reduzir incógnitas a uma lista concreta de fatores testáveis
  • Como trazer à tona seus pressupostos  ocultos
  • Como acelerar a criação de protótipos para tornar o feedback dos clientes mais preciso
  • Como fazer lançamentos experimentais (learning launches) para decidir mais depressa o que levar adiante e o que eliminar.

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