Translate

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Extra: Estratégias da Apple

Estratégias da Apple

  "É surpreendentemente como a globalização está tão versátil! Quando fui para California, eu tive a oportunidade de ver uma palestra com o prof. Dr. Alejandro Ruelas-Gossi na USF Management. Hoje estava pensando em publicar algo relacionado com Apple Watch, encontrei esta palestra no Youtube".


















  Na minha opinião, se eu pudesse descrever a Apple em uma palavra, falaria: "Desafiadora".


  • aumentar o número de modelos para fechar flancos contra ataques da concorrência, sem fazer novas revoluções.
  • visão de Jobs quanto ao conceito de mobilidade: menor, mais fino e mais leve
  • “as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas.”
  • Colocar no lugar do usuário, entender profundamente para quem se destina o produto ou serviço que estão projetando e assim sentir o que ele precisa ter e como precisa ser
  • adaptar rápido às mudanças
  • Conhecer O Custo De Produção
  • Diferenciação do Produto: Design com tamanhos diferentes tanto nos produtos quanto embalagens. 
  • Fazer com que o cliente se torne exclusivo 
  • Investir na pesquisa e na qualidade de produção, afim de ter um bom desempenho técnico
  • Fazer rede de serviços diferenciados, como AppStore, iCloud
  • Marca como Status quo
  • usabilidade, retorno financeiro e viabilidade tecnológica


Como eram os pontos da pauta da reunião do Steve Jobs?

  • O mundo está em uma Era Pós-PC e a Apple foi a primeira companhia a chegar à ela
  • Era Pós-PC = mais mobilidade + comunicação + aplicativos + serviços na nuvem
  • 2011: Guerra Santa contra o Google – competir com eles por todas as maneiras
  • 2011: Ano da Nuvem
  • A Apple inventou o conceito de Hub Digital (o PC como centro das necessidades digitais, como contatos, músicas, fotos, vídeos)
  • O Hub Digital passou do PC para a Nuvem
  • O PC virou mais um cliente deste hub, assim como o iPhone, o iPad, o iPod…
  • A Apple está em perigo em manter este velho paradigma por muito tempo. Google e Microsoft estão adiantados nesta tecnologia, mas ainda não se deram conta desta mudança.
  • Amarrar todos os nossos produtos, para que os clientes fiquem presos em nosso ecossistema.



Apple - Our signature 2013


Apple - Perspective 2014


Apple Watch - Introducing Apple Watch 2015



Fontes:
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/branding-consumo-negocios/2015/02/27/a-eterna-desafiante-a-estrategia-que-levou-a-apple-a-se-tornar-a-apple/
http://blogdoiphone.com/2014/04/email-de-steve-jobs-mostra-estrategias-futuras-que-ele-imaginava-para-a-apple/
http://logobr.org/design-estrategico/empatia-a-estrategia-da-apple/
http://casadaconsultoria.com.br/aprenda-7-estrategias-da-apple-para-diferenciar-seus-produtos-da-concorrencia/
http://www.saopaulotimes.com.br/sp/design-thinking-entenda-a-estrategia-da-apple/

Palestra do Prof. Dr. Alejandro

https://www.youtube.com/watch?v=cZx8VMhHnPI


Nenhum comentário:

Postar um comentário