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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tesla: Bateria


Lançamento do Tesla Energy no dia 30/04 em LA

Buscando expandir seus negócios além de veículos elétricos, Tesla Motors vai vender baterias estacionárias para uso residencial, comercial e uso utilitário sob uma nova marca, Tesla Energy.
Tesla está lançando o negócio de baterias domésticas, em parte, porque já está fazendo baterias de veículos _e como resultado pode se beneficiar da escala econômica de fazer as duas. Outra razão é que espera que o mercado de armazenamento cresça em consonância com o uso da energia solar. Tesla precisa que ambos, veículos elétricos e energia solar prosperem se espera alcançar a produção projetada para uma imensa "gigafactory" de baterias de US$ 5 bilhões que está construindo em Nevada.
"O problema óbvio com a energia solar é que o sol não brilha à noite", disse o CEO Elon Musk da Tesla no lançamento das novas baterias no estúdio de design da empresa em Hawthorne, Califórnia, ontem. "Nós precisamos armazenar a energia que é gerada durante o dia para que você possa usá-la durante a noite."
Inúmeras empresas de energia solar já oferecem baterias para acompanhar os seus painéis solares (ver "Solar Power, and Somewhere to Store It"). Apesar de apenas um décimo por cento dos lares norte-americanos atualmente obterem energia a partir de painéis solares sobre telhados combinados com o armazenamento de energia, tais sistemas poderiam contabilizar 3 por cento dos lares em 2018, de acordo com a Greentech Media Research.
A bateria residencial da Tesla denominada de Powerwall, estará disponível em alguns meses e virá em dois tamanhos, um sistema de bateria de sete quilowatt-hora que custa US $ 3.000 e outro sistema pouco maior, de 10 quilowatt-hora por US $ 3.500. A bateria maior possibilitaria a manutenção de uma casa de tamanho médio em funcionamento por um dia. Não está claro qual seria o custo de instalação.
Tesla espera que muitas vendas venham de clientes comerciais que pagam taxa variável de eletricidade ao longo de um dia com base na demanda. Esses clientes já observam reduções significativas em suas contas de energia, aproveitando a eletricidade armazenada durante os períodos de pico de demanda de energia.
No curto prazo, o mercado de armazenamento de energia doméstica vai depender de como estados regulam a capacidade dos proprietários de imóveis para comprar e vender energia elétrica. Net metering, atualmente disponível em 43 estados, permite aos clientes residenciais vender o excesso de geração de volta para sua empresa de serviços públicos a preços de varejo. As diretrizes estão sendo desafiadas por empresas de serviços que dizem que isto mina a sua capacidade de recuperar os custos de infra-estrutura da rede. Mas enquanto o net metering continuar, os consumidores terão pouca necessidade de comprar um sistema de armazenamento de energia, porque eles podem vender o excesso de energia solar que geram, em vez de armazená-lo, diz Jay Stein, analista da empresa de consultoria de energia E Source. "Eu não vejo nenhuma recompensa financeira para eles comprarem baterias", diz ele.
A maioria dos utilitários que oferecem net metering, no entanto, também permitem que os clientes residenciais comprem e vendam energia elétrica a taxas que variam ao longo do dia com base na demanda. Baterias de armazenamento permitiriam essas pessoas maximizassem o valor da eletricidade que vendem de volta para o utilitário.
"Há alguns valores de arbitragem emergentes", diz Karl Rábago, diretor-executivo do Pace Energy and Climate Center em White Plains, Nova York. "Se eu pudesse exportar seletivamente, utilizando um dispositivo de armazenamento, eu poderia gerar maior valor para a minha geração."
Armazenamento de energia doméstica fará mais sentido nos próximos anos. Sistemas adicionais de armazenamento de energia solar residenciais e comerciais oferecerão uma clara vantagem de custo sobre eletricidade da rede em todo os Estados Unidos em 2030, de acordo com um recente relatório do Instituto Rocky Mountain, um grupo de pesquisa de energia e consultoria.
A “gigafactory” da Tesla em Nevada, que está sendo construída com a Panasonic, terá uma capacidade de produção anual de 35 gigawatts-hora em 2020, mais do que todas as baterias de íon de lítio produzidas globalmente em 2013.
Tal um grande investimento no que é ainda um nicho de mercado é arriscado, mas Tesla afirma que a nova fábrica vai cortar custos de bateria em 30 por cento quando começar a operar, já em 2016. O maior desafio da Tesla será provavelmente o preenchimento de pedidos suficientes para a produção . Em 2020, a fábrica será capaz de produzir baterias suficientes para meio milhão de veículos elétricos por ano. No ano passado, Tesla vendeu cerca de 20,000 cars.

http://www.technologyreview.com.br/read_article.aspx?id=47379
http://www.teslamotors.com/powerwall

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