1. Jeep
Os Jeeps originais começaram a ser produzidos em 1941, para serem usados na Segunda Guerra Mundial.
Os veículos mais comuns do exército americano durante a guerra foram da marca Jeep.
2. Hugo Boss
Hugo Boss era do Partido Nazista da Alemanha e, em 1928, se tornou o fornecedor oficial de uniformesnazistas.
Antes de ser uma grife de luxo respeitada no mundo todo, criou os uniformes do Partido Nacional Socialista, da juventude hitlerista, do Sturmabteilung (grupo paramilitar nazista) e da SS (Schutzstaffel, o exército nazista).
3. Ray-Ban
O modelo mais famoso e clás
sico da Ray-Ban é o Aviator.
Ele foi criado, em 1936, a pedido da força aérea americana, que queria óculos escuros que reduzissem a náusea e as dores de cabeça dos pilotos que voavam em altas altitudes.
4. M&M's
A Mars criou os M&M's durante a Guerra Civil Espanhola, quando Forrest Mars Sr. viu soldados comendo pedaços de chocolates cobertos em açúcar. Essa casquinha impedia o chocolate de derreter no Sol.
5. Porsche
A Porsche criou o Volkswagen Beetle (Fusca) a pedido de Adolf Hitler em 1938, que pediu um carro popular que pudesse ser vendido na Alemanha a preços baixos. O país tinha acabado de inaugurar a sua nova e extensa rede rodoviária.
6. Fanta
A Fanta foi criada por causa de um embargo comercial durante a Segunda Guerra. O xarope de Coca-Cola não chegava na Alemanha nazista.
A Coca alemã, então, criou um novo refrigerante com o que tinha disponível no país: bagaço de frutas cítricas e soro de leite.
O "Fantasie" só foi vendido por ali. Em 1955 a Coca lançou mundialmente a invenção, dessa vez como "Fanta".
7. Adidas
Antes de existirem Adidas e Puma, existia a Dassler Brothers Sport Shoe, dos irmãos Adi e Rudolf. Em constante rivalidade, os irmãos ainda eram companheiros.
A gota d'água veio na Alemanha sob bombardeio aliado durante a Segunda Guerra. Adi teria xingado os aliados: "Esses bastardos imundos estão de volta!". Rudolf achou que era com ele.
Os irmãos brigaram e cada um criou a sua marca esportiva. Adi, a Adidas. Rudolf, a Puma.
8. Motorola
A Motorola começou como Galvin Manufacturing Corporation e fabricava baterias. Em 1940, por causa da guerra, criou o rádio portátil Handie-Talkie SCR536, essencial para a comunicação no campo de batalha. Era o início da companhia de celulares.
9. Banana Republic
A marca Banana Republic foi criada em 1978, na Califórnia, como uma loja que vendia peças refabricadas de roupas militares vintage e roupas usadas em safaris.
10. Duct Tape
A Duct Tape foi criada pela Johnson & Johnson durante a Segunda Guerra Mundial. Os soldados precisavam de uma fita forte, flexível e à prova d'água. Tudo para reparar equipamentos, munições e maquinários.
11. Vodafone
A Vodafone começou nos anos 1980 como uma subsidiária da Racal Electronics, a maior empresa britânica de rádio para fins militares - naquela época, a maior do ramo e a terceira maior companhia de eletrônicos do Reino Unido.
12. Aquascutum
A Aquascutum foi criada em 1851 e fabricava casacos de chuva. Eles foram usados pelos soldados britânicos durante a Guerra da Crimeia. Depois, quando um casaco seu foi usado pelo prêmie britânico Sir Winston Churchill, a marca virou um clássico da moda.
13. Super Glue
A super cola foi descobeta em 1942. Um time de cientistas buscava criar um plástico para ser usado em armas para a guerra. Alguns erros depois, o resultado foi um material que grudava em outras superfícies de modo muito eficiente.
A tal cola foi chamada de cyanoacrylates, mas não foi usada porque "grudava demais". Em 1951, foi redescoberta e passou a ser vendida comercialmente em 1958.
14. Victorinox
Victorinox começou como uma fábrica de facas em 1864, na Suíça, e logo se tornou a maior fornecedora para o exército suíço.
15. Silly Putty
O brinquedo Silly Putty foi criado por acidente. No começo dos anos 1940, um engenheiro americano tentava criar uma borracha sintética, já que a borracha natural era artigo raro, caro e racionado durante a Segunda Guerra Mundial.
O governo americano nada fez com a invenção. Até alguém ter a ideia de colocar a meleca dentro de ovos de plástico e vender a um dólar como brinquedo.
Conclusões:
Diante de um cenário conturbado com muitas crises e perdas, é possível criar oportunidades com criação de novos produtos. Qual é a mudança que você quer ver o futuro?
Fonte:
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/15-marcas-que-comecaram-como-produtos-militares-e-de-guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário